regras condomínio regras condomínio

Quais as regras para utilização de partes comuns do condomínio?

2 minutos para ler

Conviver em condomínio pode ser um desafio para muitas pessoas, pois sempre se deve levar em conta que outras famílias dividem o mesmo espaço. Para o bem-estar coletivo, é necessário se atentar a pequenas práticas que fazem a diferença. Confira quais são as principais regras de partes comuns do condomínio e como garantir a sua boa utilização.

Regras e dicas para as partes comuns

1. Conheça o regimento do seu condomínio: cada um terá as próprias normas de conduta, sempre definidas em assembleias. Frequente-as, dê a sua opinião e entenda o que é permitido e que é vetado.

2. Agende com antecedência: o salão de festas e o cinema, se houver, costumam ser disputados em determinadas épocas do ano. Não deixe para a última hora e evite transtornos.

3. Não fume nas partes comuns do condomínio: além de a legislação proibir o fumo em ambientes fechados, é uma falta de educação. Os seus vizinhos podem se incomodar com o cheiro e isso é passível de advertência ou até multa.

4. Preste atenção ao horário: perturbar a paz e a tranquilidade dos outros moradores pode gerar penalidades. Cuide com o volume da conversa ou do som, se for o caso, e evite quaisquer constrangimentos.

5. Lembre-se que outras pessoas utilizam o espaço: a limpeza, a segurança e a integridade do ambiente são de total responsabilidade do morador. Caso haja algum dano ao patrimônio, converse com o seu síndico sobre a melhor maneira de repor o prejuízo.

O uso das partes comuns do condomínio deve ser feito de maneira responsável, garantindo e promovendo tanto o bem-estar dos moradores quanto dos seus convidados. Tenha em mente de que a boa convivência é a chave para tornar o ambiente um espaço agradável para todos que o utilizam.

Gostou desse pequeno guia com dicas para utilizar as áreas comuns? Acesse nosso blog e encontre mais artigos como esse.

Posts relacionados