cobrança de condomínio cobrança de condomínio

Como fazer a cobrança de condomínio? Entenda agora!

4 minutos para ler

A inadimplência é um dos maiores pesadelos dos síndicos. Desequilíbrio nas contas, incerteza de conseguir pagar despesas básicas e funcionários, além de prejuízos causados por pagamentos em atraso faz com que a cobrança de condomínio seja um item de extrema importância em qualquer administração. Além disso, estamos diante de um dos deveres legais do síndico, que pode ser penalizado por não manter a cobrança regular dos valores pendentes.

Precisa cuidar das contas e manter os pagamentos em ordem, mas não sabe como? Veja, a seguir, como fazer a cobrança de condomínio de maneira eficiente!

Aja rapidamente

Administrar cobrança de condomínio é correr contra o tempo. A passagem dos dias e o acúmulo de parcelas são um grande problema, além de fazer com que o condômino inadimplente não se sinta estimulado a resolver a situação.

O ideal é evitar que o problema se agrave e as taxas se acumulem. O condomínio deve ter um cronograma de cobranças previamente organizado, com as diversas medidas que são tomadas dependendo do tempo de atraso. O ciclo mais tradicional é o seguinte:

  • em primeiro lugar, pode-se estabelecer uma multa para o pagamento após o vencimento;
  • alguns dias depois, uma notificação de cobrança;
  • em seguida, medidas mais sérias, como a transferência do caso para uma assessoria visando à cobrança extrajudicial;
  • por fim, se nada resolver, o condomínio deve providenciar a ação judicial para execução da dívida.

O tempo ideal para cada medida é relativo e depende de normas do condomínio, características do local e proximidade do síndico com os condôminos. O importante é que as pendências não fiquem esquecidas e que o condomínio aja rapidamente.

Mantenha as negociações

Não importa qual o tamanho da dívida e quanto tempo vai levar para que o condômino quite as pendências, ainda assim, na maior parte das vezes será interessante fazer um acordo. Quem renegocia tem mais chance de manter a pontualidade nos pagamentos dos meses correntes, além de se sentir estimulado a resolver o problema. Tome medidas mais drásticas de cobrança, mas tenha em vista que um acordo pode acontecer a qualquer momento. 

Mesmo quando já existe ação judicial, é possível fazer acordo com o condômino e prosseguir com a cobrança caso ele seja descumprido. A flexibilidade costuma render bons frutos, e manter as portas abertas para negociar é sempre a melhor política.

Evite erros na cobrança de condomínio

Por pior que seja a situação financeira do condomínio, a cobrança deve ser sempre feita de maneira que não seja abusiva ou vexatória. Veja alguns erros comuns e que não devem ser feitos jamais:

  • afixar o nome dos devedores em um local público dentro do condomínio;
  • cortar o fornecimento de serviço de água quando o relógio é comum a todos os condôminos;
  • proibir o uso de áreas comuns, como piscinas, salões de festa, churrasqueiras e elevadores.

A cobrança de condomínio é muito importante para manter a saúde financeira, além de ser um dever do síndico. Para cobrar, no entanto, é necessário observar as regras legais e manter uma postura receptiva e flexível para negociações. No final das contas, o que interessa é que o condomínio receba os valores e consiga pagar as despesas e cumprir seus objetivos.

Gostou do artigo? Mantenha-se informado sobre a vida em condomínio, atividades do síndico e legislação assinando nossa newsletter!

Posts relacionados

7 thoughts on “Como fazer a cobrança de condomínio? Entenda agora!

  1. What i do not understood is in fact how you’re not actually much more well-appreciated than you might be right now.
    You’re very intelligent. You already know therefore considerably on the subject of this subject,
    made me for my part imagine it from a lot of varied angles.
    Its like men and women don’t seem to be interested until it is one thing to
    do with Woman gaga! Your individual stuffs great. All the time take care of it
    up! asmr 0mniartist

  2. Hello there! This is my first visit to your blog! We are a group of volunteers and starting a new project in a community in the same niche.

    Your blog provided us valuable information to work on. You
    have done a wonderful job! asmr 0mniartist

Deixe um comentário